segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Confraternização Vegetariana

Chega no final do ano e a agenda tá como? Lotada de eventos de confraternização: da firma, da família, dos amigos, da escola... vou compartilhar aqui, em especial, a noite com um grupo de amigas, cada uma com suas preferências, primeiro foi complicado escolher o local onde iríamos confraternizar, o dia, o horário, etc e tal. Depois de muita dúvida, decidimos por um local que agradou a todas. Fomos lá para o restaurante, em plena segunda-feira a noite. Final de ano, alta demanda e o atendimento fica precário, muitos pedindo ao mesmo tempo... Agora imagina a nossa mesa em que uma era vegetariana, mas come peixe, a outra nem peixe come, uma quer camarão, a outra não, uma é intolerante a lactose, a outra quer risoto, queríamos dividir os pratos ao menos em duas, mas ficou difícil atender a todos os gostos. Com tantos "conflitos": tira o camarão do risoto pra uma, deixa só a alcachofra pra outra, as outras duas vão dividir o pastel de bacalhau, mas a que pediu risoto também quer pastel, enfim....o garçom sem muito tempo, acabou se confundindo na anotação e quase uma hora depois, chegaram os pratos invertidos e lá se foi mais meia hora esperando.
A situação só se equilibrou porque uma delas pediu uma entrada com patê de azeitona (com lactose) e antepasto de abobrinha (na verdade queria de berinjela, mas pelo menos era livre de leite), com uma torradinha quentinha, que valeu a nossa noite. No final de tudo se tivéssemos repetido a entrada, nem precisava de prato principal que chegou na saída.
"CONFRATERNIZAR:
entender o verdadeiro sentido do estar perto....
termos a oportunidade e o privilégio de comemorar.."
Após tantos perrengues na escolha dos pratos, levando em consideração a opção de cada uma, seja vegetariana, vegana, sem lactose, sem glúten...por mais que os restaurantes tentem se adaptar aos costumes da "moda", cabe a cada um respeitar a opção do outro e não deixar que vire um momento estressante, buscando o equilíbrio na hora da escolha, atendendo a todos, mesmo que seja através de prato individual, sem perder o espírito da confraternização.

Sou Vera, vegetariana em construção, buscando o equilíbrio à mesa.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Jóia rara: Frutas secas e castanhas



O Baguá é usado pelo Feng Shui para identificar o que precisa ser harmonizado nos ambientes. Cada guá tem seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma. Geralmente ele é colocado na porta de entrada para equilibrar a energia que por ali circula.
Assim é nosso organismo, a boca é a porta de entrada do corpo e nada melhor para representar o significado de cada fruta seca e castanhas, do que uma bandeja similar ao baguá.
Lembro de quando comecei a introduzir a papinha na dieta da minha filha, há alguns "20" anos atrás (este mês ela completa a maioridade de fato e de direito); a pediatra me deu uma listinha com a combinação dos vegetais, sim, isso é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Então, como adultos, devemos continuar compondo nossas refeições com uma variedade de ingredientes que nos supra de vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras, minerais, óleos, etc...
Gosto de preparar no lanchinho da manhã ou da tarde, iogurte com algo mais... então, dia desses, coloquei iogurte de ameixa, uva passa (pra mim), damasco (pro meu marido), e piquei algumas macadâmias. Gente, me encanto com a macadâmia, e vale abrir aqui um parênteses para dizer que acompanhei o nascimento, crescimento, colheita (sabiam que só se colhe depois que ela cai do pé?), secagem, "descascagem" (é a mais dura de todas), todo o processo de preparo dessa noz. Então resolvi pesquisar sobre o valor nutritivo, pois sentimental já possui um valor grandioso pra mim.
"As pessoas costumam evitar o consumo da noz macadâmia por pensar que ela é carregada de gorduras e colesterol. No entanto, a gordura da noz macadâmia é monoinsaturada, que promove a perda de peso. A Noz Macadâmia é rica em ácido palmitoleico e ômega 7, óleos que fornecem “blocos de construção” para as enzimas e controla a queima de gordura, também reduz o apetite. O ácido palmitoleico aumenta o metabolismo, reduz o armazenamento de gordura, e a presença de ácidos graxos torna o alimento extremamente gratificante,  você precisa limitar o consumo a apenas um punhado, pode ser difícil controlar pois as macadâmias são deliciosas!"
As frutas secas são fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e, por isso, é importante incrementar seus pratos com esses tesouros, que além de nutritivos são deliciosos e dão um toque agridoce na sua refeição e saladas.
Foi gratificante estudar sobre os componentes de cada uma delas, e mais legal ainda poder compartilhar aqui, essa experiência com vocês, que buscam como eu, uma alimentação saudável, livre de fonte animal.
Sou Vera, vegetariana em construção, em busca do equilíbrio à mesa.

domingo, 25 de agosto de 2019

Vegetariana em reconstrução



Hoje recomeço meu BLOG, faz 1 ano que não publico...Mas não pense que deixei de ser vegetariana, ao contrário, continuo firme na proposta do EQUILÍBRIO, aceitar que nem todos pensam da mesma forma, especialmente na minha casa.
Estive olhando este meu blog e percebi que ele passou por alguns CICLOS  e vou resumir aqui...
Comecei há 9 anos e foi um presente que me dei de aniversário, pois tudo começou na véspera de completar 42 primaveras, que lindo! 
CICLO I - 26 de abril de 2010 - Comecei postando frases e me inspirei num e-mail que havia me cadastrado: FRASES ILUSTRADAS, reencontrei no Instagram. Que máximo essa internet nos conectando com tudo, até com o inesperado. Aqui vai meu muito obrigada ao Céo, o criador da página;
CICLO II - Pensei a partir deste momento que queria levar algo mais às pessoas, frases de grandes pensadores, sou muito fã de Albert Einstein, o cara era bom mesmo, dentre outros, comecei a compartilhar as FRASES DO DIA, recebia também por e-mail, todos os dias, uma frase inspiradora e transcrevia aqui no blog;
CICLO III - Analisando mais a fundo, entendi que era preciso uma imagem linda, junto com a frase, pra chamar a atenção, então comecei a selecionar imagens que dissessem algo sobre a frase e comecei a viajar nesta ideia, que delícia era a postagem de cada dia;
CICLO IV - Com o intuito de inovar mais uma vez, comecei a colocar MÚSICAS, junto com a mensagem e a imagem, muitas delas, era o próprio vídeo da música, uau! Ficou muito inspirador, e novamente, sentia um grande prazer, realizando este trabalho, ou melhor, lazer;
CICLO V - Queria algo mais profundo, que pudesse inspirar mais pessoas e algo que partisse de mim, então tive a inspiração de falar sobre minha opção VEGETARIANA, assim tudo recomeçou. Utilizando imagens, só que agora, de alimentos, que tivessem relação com o tema da semana e todos vividos por mim diretamente. 
Encontrei aqui parte da minha MISSÃO, levar às pessoas minha experiência com o vegetarianismo, um processo muito natural, que acontece em minha vida e pode inspirar vocês que, direta ou indiretamente, já pensaram nesta possibilidade.
Vou postar agora via INSTAGRAM, que é a rede da vez, mas sempre registrando aqui no blog, para que daqui há alguns anos, eu possa rever tudo, recordar e me inspirar meu LIVRO, que é a próxima META.
  

Despertar

Bora iniciar um NOVO CICLO, muito mais amplo, falando não só de alimentação mas também de meditação, gratidão e perdão. Inspiração e insight...