segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Confraternização Vegetariana

Chega no final do ano e a agenda tá como? Lotada de eventos de confraternização: da firma, da família, dos amigos, da escola... vou compartilhar aqui, em especial, a noite com um grupo de amigas, cada uma com suas preferências, primeiro foi complicado escolher o local onde iríamos confraternizar, o dia, o horário, etc e tal. Depois de muita dúvida, decidimos por um local que agradou a todas. Fomos lá para o restaurante, em plena segunda-feira a noite. Final de ano, alta demanda e o atendimento fica precário, muitos pedindo ao mesmo tempo... Agora imagina a nossa mesa em que uma era vegetariana, mas come peixe, a outra nem peixe come, uma quer camarão, a outra não, uma é intolerante a lactose, a outra quer risoto, queríamos dividir os pratos ao menos em duas, mas ficou difícil atender a todos os gostos. Com tantos "conflitos": tira o camarão do risoto pra uma, deixa só a alcachofra pra outra, as outras duas vão dividir o pastel de bacalhau, mas a que pediu risoto também quer pastel, enfim....o garçom sem muito tempo, acabou se confundindo na anotação e quase uma hora depois, chegaram os pratos invertidos e lá se foi mais meia hora esperando.
A situação só se equilibrou porque uma delas pediu uma entrada com patê de azeitona (com lactose) e antepasto de abobrinha (na verdade queria de berinjela, mas pelo menos era livre de leite), com uma torradinha quentinha, que valeu a nossa noite. No final de tudo se tivéssemos repetido a entrada, nem precisava de prato principal que chegou na saída.
"CONFRATERNIZAR:
entender o verdadeiro sentido do estar perto....
termos a oportunidade e o privilégio de comemorar.."
Após tantos perrengues na escolha dos pratos, levando em consideração a opção de cada uma, seja vegetariana, vegana, sem lactose, sem glúten...por mais que os restaurantes tentem se adaptar aos costumes da "moda", cabe a cada um respeitar a opção do outro e não deixar que vire um momento estressante, buscando o equilíbrio na hora da escolha, atendendo a todos, mesmo que seja através de prato individual, sem perder o espírito da confraternização.

Sou Vera, vegetariana em construção, buscando o equilíbrio à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Despertar

Bora iniciar um NOVO CICLO, muito mais amplo, falando não só de alimentação mas também de meditação, gratidão e perdão. Inspiração e insight...