sábado, 27 de setembro de 2014

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Carência


Compartilho uma matéria do site: PERSONARE: Autoconhecimento, harmonia e bem viver
VOCÊ > AUTOCONHECIMENTO


A CARÊNCIA 

POR TRÁS DAS SELFIES

Postar autorretratos na internet sugere busca pela aprovação do outro

A Selfie (autorretrato geralmente feito com um smartphone ou uma webcam e publicado em uma rede social) está cada vez mais recorrente. Por meio dela, compartilhamos momentos e atualizamos os amigos de nossas atividades em tempo real. No ano de 2002, temos o primeiro registro desta palavra, em um fórum virtual australiano. Em 2004, o termo começou a se popularizar no serviço de fotos do Flickr e ganhou força total nas redes sociais em 2012. A utilização da palavra "selfie" foi tanta que acabou sendo eleita a palavra internacional do ano de 2013 pelo "Oxford English Dictionary". Mas o que será que está por trás dessa vontade cada vez maior de compartilhar o dia a dia com tantas pessoas?
Percebo que há uma carência por trás de tanta exposição virtual. Uma carência que quer ser suprida pela aprovação e aceitação do outro. Estamos sempre em busca de reconhecimento e amor, procurando estabelecer isso de maneiras diversas. Penso que o fenômeno da selfie está intimamente ligado a esta procura interna. Na busca por aprovação, atenção e reconhecimento, postamos fotos que, de alguma maneira, acreditamos que suprirão nossas necessidades afetivas."Na busca por aprovação, atenção e reconhecimento, postamos fotos que, de alguma maneira, acreditamos que suprirão nossas necessidades afetivas."
É interessante refletir que nossa busca por reconhecimento e amor está na base de toda a nossa trajetória de vida. Nossos desejos e o que fazemos estão norteados por uma busca incessante em receber amor do outro. É importante observar isso, pois tanto em nossas buscas profissionais, como amorosas e sociais, estamos sempre, no fundo, tentando ser aceitos e amados.

SELFIE PODE SUGERIR IMAGEM IDEALIZADA DE SI MESMO

Acontece que, na tentativa de sermos amados, criamos um personagem para nós mesmos. Uma máscara com a qual acreditamos que iremos fazer sucesso e receber este amor. Desta forma, a selfie se torna um instrumento perfeito para buscarmos passar a melhor imagem possível, na tentativa de controlar a ideia do que o outro vai achar de nós, na ilusão de que controlamos isso. Por exemplo, a ideia de que sua vida é feliz e divertida, que você é alto astral, sedutor, tem boas relações amorosas/sexuais e que você deve ser uma companhia adorável e imperdível, até mesmo para as pessoas que já lhe conhecem.
Desta forma, utilizamos de vários elementos para fazer uma imagem idealizada de nós mesmos que queremos vender para o outro. E na medida em que essa imagem vai sendo comprada, vamos supostamente suprindo nossas necessidades e carências, mantendo esta máscara que tem sido bem aceita socialmente. Se observarmos, a maioria das selfies busca passar um certo momento feliz, vitorioso, divertido, belo, algo que possa trazer uma atenção positiva para si mesmo.
O que pude perceber é que, de certa forma, criamos uma grande bola de neve nas redes sociais. Como todos postam fotos de momentos felizes, quem olha de fora passa a acreditar que estão todos mais felizes que você. Desta forma, você passa a tirar fotos que retratem felicidade para também postar na internet. E quanto mais pessoas felizes você tem em sua rede social, mais quer mostrar o quanto é feliz também. Mais que isso: você quer mostrar que também é digno de amor e admiração. E isso se torna uma grande concorrência de quem será mais amado.
Você se identifica com isso? Agora me diz, quantas vezes você se pega conferindo o número de curtidas recebeu? Ou olha toda hora quem curtiu sua foto? Se teve comentário novo? Vira quase uma obsessão saber quanto sucesso você está fazendo naquele momento, não é mesmo? E você fica todo feliz com cada curtida, cada comentário, ainda mais se chamar atenção "daquela" pessoa especial! Porém, não importa a quantidade de curtidas e comentários positivos que você receba em uma foto, a insatisfação que o moveu a querer ser amado pelo outro continuará ali presente. O vazio que você tenta preencher com uma selfie não será suprido pela quantidade de visualizações que a foto recebeu, pois essa satisfação só se dá internamente."O vazio que você tenta preencher com uma selfie não será suprido pela quantidade de visualizações que a foto recebeu, pois essa satisfação só se dá internamente."
É uma busca consigo mesmo, e não com o outro. A responsabilidade sobre o nosso bem-estar é somente nossa. Enquanto nossa felicidade depender da aprovação alheia, estaremos sempre insatisfeitos na eterna busca por reconhecimento.
O contato interno parece ficar cada vez mais em segundo plano, enquanto a vontade de expressão se intensifica. É possível observar, a partir do fenômeno da selfie, uma necessidade cada vez maior de compartilhar a todo o momento a sua vida nas redes sociais e receber o maior número de curtidas. O contato humano, mesmo que "ao vivo", tem estado sempre atravessado por momentos virtuais e a vivência do momento presente está cada vez mais se perdendo atrás de telas de celulares e máquinas fotográficas.

FAZER MUITAS SELFIES PODE TIRAR ATENÇÃO DO MOMENTO PRESENTE

Hoje em dia, passamos pouco tempo sozinhos, apreciando a própria companhia, silenciando a mente e aproveitando o momento presente. Pouco, também, é o contato consigo mesmo e suas emoções. Mesmo sozinhos, estamos com nossos celulares e internets, conversando com muitos conhecidos e amigos, compartilhando cada momento do dia a dia. Sempre mergulhados em um mundo paralelo virtual, vamos perdendo as preciosidades do momento presente que só acontecem naquele instante.
A vontade de mostrar o que estamos fazendo é tão grande que acabamos perdendo muitos momentos da vida, produzindo fotos de determinada situação, ao invés de vivê-la plenamente."A vontade de mostrar o que estamos fazendo é tão grande que acabamos perdendo muitos momentos da vida, produzindo fotos de determinada situação, ao invés de vivê-la plenamente."
A experiência do aqui e agora, quando mantemos a mente no momento presente e vivenciamos cada instante de maneira inteira e consciente, está cada vez mais e mais escassa. Em grande parte, estamos vivendo nossas vidas com a mente no passado ou no futuro. Com relação às selfies, acredito que a mente experimenta o momento da foto presa no futuro, já pensando na imagem que vai fazer e no sucesso que ela poderá causar, nos comentários que receberá e na quantidade de curtidas que terá. E tudo isso preso no passado, na procura por receber a atenção que não foi suprida anteriormente. A busca pela satisfação de uma conquista futura impossibilita a satisfação que o momento presente poderia proporcionar.
Por exemplo, assisti a um vídeo, recentemente, em que aparecia uma cena de pessoas cantando parabéns e o aniversariante tirando selfies durante o momento e postando em tempo real nas redes sociais. Ao invés de vivenciar aquele instante presente do seu aniversário com quem estava ali, experienciou esta situação preocupado em tirar uma foto para compartilhar o momento com outras diversas pessoas no mundo virtual. O momento presente tem se perdido e a mente tem estado quase sempre no passado ou no futuro. Porém, se passado e futuro não existem, é impossível encontrarmos a felicidade lá. Só é possível ser feliz agora.
Ao falar deste tema, sempre me lembro do filme "O poder além da vida" (ou "O guerreiro pacífico", título original do livro) e deixo a dica para quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre como a atenção no momento presente é de fundamental importância. Na trajetória do filme, somos levados a perceber como a experiência plena de cada instante em nosso dia a dia aumenta nossa capacidade de autorrealização. Cada palavra do personagem Sócrates é de extrema preciosidade.
É claro que uma selfie ou outra não faz mal a ninguém, não é mesmo? O que devemos é dar atenção para o excesso, afinal, nada em excesso é lá muito saudável. Como sempre, aperto na tecla da consciência e autoconhecimento. Consciente de si e de suas escolhas, não há certo ou errado, apenas caminhos diversos que você pode optar.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal. Além da clínica, trabalha com Dança do Ventre como caminho terapêutico. Saiba mais »
contato: luisara.psi@hotmail.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Desafio

Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos." Viktor Frankl

Descanso

Despreocupado, um rapaz, à beira mar, descansava à sombra de um coqueiro, tomando uma água de coco, enquanto aguardava fisgar um peixe em sua vara fincada na areia. Um homem de negócios, de férias, se aproximou e disse:
- Por que você não coloca mais varas para pescar?
- E por que faria isso? – retrucou o rapaz.
- Assim você poderia vender os peixes que pescasse a mais e ganhar dinheiro para comprar uma rede.
- E por que faria isso? – insiste o rapaz.
- Com a rede você pescaria mais peixe, ganharia mais dinheiro e poderia comprar um barco de pesca - afirma o homem convicto.
Sem entender nada, o rapaz continua perguntando:
- E por que faria isso?
- Você pescaria ainda mais peixes e logo teria uma frota de barcos pesqueiros.
Espantado, o rapaz pergunta:
- E pra que eu faria tudo isso?
- Ora rapaz, chegará o dia em que você poderá descansar à sombra de um coqueiro, tomando uma água de coco, sem preocupações.
O que essa singela história diz para você?
Mensagem compartilha:
Em 28 anos, Júlio Machado já palestrou para mais de 800 mil pessoas em mais de 150 cidades. Palestras motivacionais em eventos Empresariais, Educacionais, SIPATs, envolvendo temas como: relações interpessoais, gestão de pessoas e liderança, ética e prazer no trabalho; qualidade de vida e tolerância ao estresse; o fator humano na segurança do trabalho, relação pais e filhos, educação e aprendizagem, entre outros.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Autoestima

A Reflexão de hoje vai para o Paulão, que há 48 anos é meu irmão e há 18 é irmão de todos que lutam contra o vício, em busca de maior qualidade de vida. Na luta pela PREVENÇÃO  e combate às drogas. O mais interessante disso tudo é ouvir os seus "afilhados" de grupo chamá-lo carinhosamente de PADRINHO...na verdade deveria ser PADRÃO!


Todas as drogas são perda de tempo. Elas destroem sua memória, seu respeito e tudo que vem com a auto-estima.(Kurt Cobain)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vantagem

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível." Woody Allen

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Poder

O poder de hoje é da Carol, uma amiga que conheci bem pequena e que sempre esteve além da sua idade, menininha já se comportava como uma mocinha. Hoje uma mocinha de verdade. Que a determinação que você tinha naqueles tempos possa aflorar no novo tempo.

Não há poder maior no mundo que o do tempo: tudo sujeita, tudo muda, tudo acaba.

domingo, 14 de setembro de 2014

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Classe

Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe.(Coco Chanel)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Felicidade

Talvez felicidade seja bem parecido com…acordar!  (José Ângelo Gaiarsa)

Ontem tive oportunidade de ACORDAR.... fui ao show num teatro que só de entrar já te eleva:
Theatro Pedro II - Diego Figueiredo convida Gilberto Gil para um show de mpb em Ribeirão Preto. No repertório, os violonistas trarão ao palco grandes sucessos nacionais, de Gil a Tom Jobim.
Diego Figueiredo e Gilberto Gil

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Alegria

Hoje é aniversário de uma pessoa que tive a oportunidade de conhecer, alguém que me ensinou o verdadeiro sentido do amor, uma pessoa iluminada e que tem um sorriso tão vibrante que encanta: Denise Monteiro.

"Existe um artista aprisionado em cada um de nós. Deixe-o solto para espalhar alegria por toda parte." (Bertrand Russel)

domingo, 7 de setembro de 2014

Autoconhecimento


O autoconhecimento
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, perguntou aos Espíritos:
Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
Os Benfeitores da Humanidade responderam:
Um sábio da Antigüidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.
A Doutrina Espírita mostra-nos o caminho que devemos percorrer para conseguirmos esse intento: o autoconhecimento.
A caminhada, portanto, é em sentido contrário ao que temos buscado até agora. É para dentro de nós mesmos, e não no exterior.
Alguns de nós não nos conhecemos, não fazemos idéia de quem somos, de qual será o nosso comportamento diante de determinada situação. Enfim, somos um ilustre desconhecido de nós mesmos.
Pelo desconhecimento dos nossos sentimentos, às vezes tomamos atitudes equivocadas, que nos causam desagrado tão logo nos damos conta do ocorrido.
Uma senhora afirmava sempre que, se um dia fosse assaltada, ficaria imobilizada, petrificada; que certamente não teria forças para reagir.
A sua amiga, por sua vez, dizia que reagiria, que se fosse preciso lutaria, mas não deixaria barato não.
Um dia, ambas estavam conversando na calçada. Um garoto passou e levou a bolsa daquela que disse que reagiria. Ela ficou paralisada.
A outra, que afirmara que ficaria imobilizada, saiu correndo atrás do menino, dando-lhe com a sua bolsa nas costas e gritando para que devolvesse a bolsa da amiga.
O menino, que não esperava tal reação, jogou a bolsa no chão e se foi, pois achou melhor salvar a própria vida.
Isso prova que ambas desconheciam suas tendências, pois diante do inesperado tiveram reações contrárias às que afirmavam que teriam.
Muitos de nós também nos desconhecemos, não costumamos fazer uma análise profunda da nossa intimidade.
Assim, facilmente nos surpreendemos conosco mesmo diante de situações inusitadas.
Para sabermos quanto de orgulho e egoísmo, piores chagas da sociedade, ainda carregamos em nós, basta que nos observemos com sinceridade, nos pequenos atos do quotidiano, que perceberemos com clareza.
Observando a nossa reação diante da indiferença de um amigo, do pouco caso que fazem de um trabalho que executamos, do penteado ou da roupa que vestimos, ou quando alguém nos chama à atenção.
Cada pessoa é um Universo que precisa ser descoberto, para que possa fazer brilhar a luz que jaz latente no seu íntimo.
Todos somos lucigênitos, filhos da luz, pois o Criador, que é a Luz Suprema, assim nos fez a todos.
Se perscrutarmos com atenção nossa intimidade, perceberemos que já temos muitas conquistas, mas que ainda nos falta dar alguns passos para que brilhe de fato a nossa luz. É só uma questão de tempo e de disposição.
* * *
Santo Agostinho, um dos Pais da Igreja, colaborou na Codificação da Doutrina Espírita.
A resposta a que nos referimos no início foi dada por ele. Recomenda que cada um de nós faça como ele fizera quando viveu na Terra.
A cada noite ele fazia uma análise de como fora o seu dia. Questionava-se se fizera alguma coisa contra Deus, contra seu próximo e contra ele próprio.
E sempre buscava corrigir o que precisava ser corrigido, buscando ser a cada dia melhor que no dia anterior.
Redação do Momento Espírita, com base no item 919 de O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb. Disponível no CD Momento Espírita, v. 1.

Simplesmente

Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir.(Woody Allen)

.... lembra daquela brincadeira de pedrinhas? Quem não brincou... no meu tempo eram pedrinhas redondinhas que a gente escolhia na rua mesmo, hoje se chama 5 marias e são feitas de tecido com areia dentro, cada uma mais bonitinha do que a outra, só que a essência parece que não é mais a mesma. E hoje lembrei de uma amiguinha de infância, então é pra ela que dedico o Blog de hoje: Mônica Matos.

sábado, 6 de setembro de 2014

Concordância

Sentimos num mundo, pensamos e nomeamos num outro mundo; podemos estabelecer uma concordância entre ambos, mas não preencher o intervalo
(Marcel Proust)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pensamentos

O Blog de hoje, vai em tempo para a aniversariante de ontem: Daniela. 

Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano quanto seus próprios pensamentos(Buda)

O Blog de hoje, vai em tempo para a aniversariante de ontem: Daniela. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vantagem

Compartilho com todos, a mensagem que recebi do Júlio MAchado...

Olá Vera, 
Esta semana ofereço para a sua reflexão duas histórias muito parecidas:

Um jovem se aproximou de um senhor idoso e perguntou:
Que planta é esta que o senhor está cuidando?
É uma jabuticabeira - respondeu o velho.
E ela demora quanto tempo para dar frutos?
- Ah, pelo menos uns quinze anos! - informou o homem.
E o senhor espera viver tanto tempo assim? – indagou, irônico, o rapaz.
- Não, não creio que viva tudo isso, pois já estou no fim da minha jornada - disse o ancião.
Então, que vantagem você leva em cuidar desta árvore, meu velho?
E o velhinho respondeu calmamente:
Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...
___________________________________________________________________________
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio habitava um quartinho muito simples, cheio de livros, onde as únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
Onde estão os seus móveis? - perguntou-lhe o turista.
E o sábio, calmamente, respondeu-lhe:
E onde estão os seus?
Os meus? -surpreendeu-se o turista- Mas eu só estou aqui de passagem!
Eu também... - respondeu-lhe o sábio.
PODCAST (mensagem falada) com Júlio Machado
A simplicidade é o último grau da sofisticação:
http://site.juliomachado.com.br/podcast-6-o-ultimo-grau-da-sofisticacao/ 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Despertar

Bora iniciar um NOVO CICLO, muito mais amplo, falando não só de alimentação mas também de meditação, gratidão e perdão. Inspiração e insight...